terça-feira, 19 de agosto de 2014

Sexo seguro e DSTs

Atualmente, a virgindade perdeu o seu valor supremo antes do casamento, pelo menos na maioria das sociedades globalizadas. Associado a isto, os jovens ignoram a proteção sexual, e tornam-se cada vez mais suscetíveis à DSTs.
Como dizia Bauman: “Vivemos em tempos líquidos. Nada é feito para durar.” As relações amorosas não são estáveis, o que gera um número maior de parceiros, que também contribui para a transmissão de doenças. Outros fatores decisivos são a pouca escolaridade e o baixo nível social e econômico, visto que os adolescentes nestas condições não recebem a orientação adequada.
A camisinha apresenta-se como a melhor arma para a luta contra DSTs, além disso, previne contra a gravidez. Embora seja eficaz, muitos não a utilizam alegando que incomoda a relação sexual ou mesmo diminui o prazer. Percebe-se, então, que o sexo seguro não é a realidade para a maioria dos jovens. As conseqüências são severas, como a infertilidade e o câncer de colo, ou até mesmo gravidez indesejada.
É de extrema importância orientar os adolescentes sobre o início da vida sexual. Além da importância da fidelidade mútua, redução do número de parceiros e abandono de práticas sexuais de risco. Assim, os jovens terão a consciência da importância do sexo seguro para a preservação de sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário