terça-feira, 19 de agosto de 2014

Bullying nas escolas

As escolas brasileiras têm tornado-se palco de vários atos de violência. O que era para ser um ambiente saudável e harmônico vem se caracterizado por ser um meio bastante agressivo.
Esse tipo de violência que se procede contra um indivíduo, sem motivo claro e de forma continuada e intencional, denomina-se bullying. É usado principalmente como um meio de alcançar maior status na escola, não atingindo um grupo homogêneo. Geralmente, os agressores possuem dificuldades de aprendizagem ou apresentam altos índices reprovativos. As vítimas podem demonstrar tristeza profunda ou mesmo depressão.
No Brasil, não há uma lei federal contra o bullying. Embora, alguns estados e municípios já tenham aprovado leis sobre o referido tema. Já havendo casos, em que o agressor viu-se obrigado a pagar uma indenização à vítima de bullying. Atualmente, tramita na Câmara um projeto de lei específico para esse tipo de agressão.
Percebe-se a necessidade da aprovação de uma lei federal contra o bullying. A escola deve possuir em seu projeto pedagógico medidas de conscientização e prevenção contra o bullying, além de contar com psicólogos na equipe pedagógica. Sendo que ao noticiar casos de agressão deve encaminhar, tanto agressor como vítima ao psicólogo da referida escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário